MPC

CINEMA EM MOVIMENTO
OCUPANDO NOVOS ESPAÇOS, FORMANDO NOVAS PLATÉIAS

 

Cinema em Movimento é um projeto de difusão e de exibição de longas-metragens da recente produção brasileira. Organiza sessões gratuitas em todo o território brasileiro através de 3 circuitos: Escola, Universitário e Comunitário. É hoje a maior rede não formal de distribuição de filmes do Brasil.

Em atividade continua desde o ano 2000, o Cinema em Movimento permite:

marcador vermelhoAmpliar o alcance geográfico e social de filmes através da criação e articulação de redes de distribuição e difusão;

marcador vermelhoDisponibilizar filmes a populações excluídas das salas de cinema, seja por motivos econômicos ou geográficos;

marcador vermelhoUtilizar o audiovisual como ferramenta para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã;

marcador vermelhoEstimular o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade dos produtores de bens culturais;

marcador vermelhoTreinar, capacitar e promover a profissionalização de agentes e promotores culturais, fixando-os em seus locais de origem.

marcador vermelhoPromover debates, fóruns e seminários em torno da cultura;

dados cem mpcmapa mpc

O CINEMA EM MOVIMENTO ESTÁ ORGANIZADO EM 3 CIRCUITOS


O Circuito Escola realiza exibições de filmes brasileiros em instituições da rede pública de ensino e propõe a utilização do cinema como instrumento pedagógico, ultrapassando os limites da sala de aula. Possibilita aulas mais contextualizadas ao abordar temas de interesse da sociedade através de filmes documentais e de ficção.

O Circuito Universitário atua em instituições de ensino superior espalhadas por todo o território nacional, mobilizando um público formador de opinião, capaz de influenciar e revigorar a carreira dos filmes. Estas projeções são potencializadoras de debates, estimulando, no ambiente acadêmico, um espaço de troca e reflexões sobre questões de interesse nacional abordadas nas obras exibidas.


O Circuito Comunitário atinge todos os gêneros de platéias e é voltado para um público que normalmente não tem acesso às salas de cinema, seja por condições geográficas ou econômicas. Praças públicas, associações de moradores e de classe, agremiações, hospitais, presídios, assentamentos agrários são alguns exemplos de lugares onde o circuito atua, muitas vezes oferecendo cinema nacional pela primeira vez aos seus espectadores.

O Cinema em Movimento é gerenciado pela MPC & Associados e pelo Instituto Cultura em Movimento - ICEM, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP que permite distribuir, com velocidade e abrangência produtos culturais através de suas redes.

 

 

COMO PARTICIPAR


O Cinema em Movimento está aprovado no Ministério da Cultura e apto a receber recursos incentivados através do Artigo 18 da Lei Rouanet, que permite o abatimento de 100% do valor do patrocínio no imposto de renda, limitado a 4% do imposto devido.